“São deveres fundamentais do servidor público: manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.” Decreto 1.171/1994, XIV, q.
É importante lembrar que um profissional deve ser capaz de pensar de forma estratégica, buscando cooperar, aprender e se atualizar. Ainda nesse sentido, o Decreto nº 1.171 diz:
“Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.” Decreto 1.171/1994, XIV.
Portanto, o servidor deve participar dos treinamentos que objetivam a melhora do exercício de suas funções. Aliás, um servidor bem treinado é sinônimo de serviço público bem prestado.
Nesse contexto, as Comissões de Ética também têm o papel de orientar e aconselhar sobre a postural profissional do servidor, prestando auxílio por meio de ações educativas, eventos, palestras e treinamentos sobre matéria ética. As medidas educativas são eficazes e trazem benefícios a longo prazo!
Afinal, apesar das constantes mudanças no contexto social, político e econômico, o objetivo do servidor público continua sendo o de atender bem à comunidade.
Se quiser saber mais sobre como a ética contribui para a boa governança da administração e como implementá-la em sua unidade, entre em contato com a nossa Comissão de Ética da UFRN!
Estamos aqui para ajudar!