Dicas Com Ética
O Efeito da Ética da Empatia no Local de Trabalho
O ambiente de trabalho em uma instituição refere-se à maneira como os funcionários percebem a distribuição de poder, e como isso influencia suas responsabilidades, a qualidade do serviço prestado e as interações entre colegas, subordinados e superiores.
Dessa forma, o ambiente de trabalho é fortemente influenciado pelas relações interpessoais. Relações positivas entre colegas ou entre superiores e subordinados geram um clima agradável, enquanto relações negativas têm o efeito oposto.
Portanto, promover e demonstrar empatia no serviço público pode ajudar a fomentar um ambiente de trabalho respeitoso e colaborativo, contribuindo para o desenvolvimento de relações éticas e saudáveis, que sejam funcionais e produtivas.
Por outro lado, ambientes de trabalho carregados ou negativos geralmente resultam no adoecimento dos funcionários da instituição e em um aumento nos casos de afastamento por questões de saúde.
O que ressalta a importância de promover a empatia como um comportamento ético fundamental no serviço público.
No próximo post falaremos sobre como a ética da empatia impacta sua saúde mental.