Dicas Com Ética
A Ética da Empatia
A ética age como uma ferramenta de orientação, definindo as condutas corretas e apropriadas, permitindo que a convivência entre indivíduos ocorra de forma harmoniosa e pacífica. Ao considerar os valores morais e os costumes adotados dentro de nossa comunidade e época, ela nos indica as regras de comportamento a serem seguidas.
Por outro lado, a empatia é uma habilidade psicológica que nos permite perceber os sentimentos alheios e analisar sua conduta e valores como se estivéssemos em seu lugar. Em outras palavras, é uma tentativa de compreender as emoções e perspectivas do outro, a partir de sua própria visão de mundo.
Para desenvolver essa capacidade, é necessário conhecermos a nós mesmos. Dessa forma devemos desvendar nossos verdadeiros gostos, valores, desejos e sentimentos. Devemos estar atentos ao presente e descobrir como agiríamos ou sentiríamos se estivéssemos no lugar do outro. É preciso se colocar na perspectiva do outro em relação ao problema para descobrir se teríamos agido de forma diferente.
Pois somente quando somos capazes de nos colocar no lugar do outro é que evitamos comportamentos egoístas e a sensação de superioridade em relação aos demais.
Mas o que a empatia tem a ver com a ética?
Tudo.
Porque ao agirmos de modo empático, reduzimos conflitos e tendemos a cooperar mais em prol de uma convivência saudável e tranquila.
No próximo post você aprenderá sobre a ética da empatia no ambiente do trabalho!