Dicas com Ética
Recomendações para um Trabalho Remoto com Ética
Como falamos no post passado, o trabalho remoto é uma realidade do século 21 e, assim como no trabalho presencial, é necessário ter uma postura adequada no ambiente digital.
A seguir, algumas recomendações para o trabalho remoto.
Trabalho com horário definido: é importante definir um horário para o trabalho, que pode ser informado no perfil das redes sociais, e-mails institucionais e outros.
Reuniões: a reunião deve ser realizada com transparência, divulgando a pauta, a duração e o convite em tempo hábil aos participantes. Se houver registros impressos ou digitais, os participantes sempre devem ser avisados. O ideal é que o tempo estimado da reunião seja cumprido.
Comunicação por meio oficial: é recomendado que a comunicação seja feita por meios oficiais. Portanto, agendamento de reuniões, solicitações, avisos, dentre outros, devem ser feitos por e-mails institucionais ou perfis oficiais da instituição.
Telefones: Institucionais: manter perfil em aplicativos de comunicação com formato impessoal, sem fotos de chefia. Pessoais: ao se comunicar com os servidores, utilizar linguagem e comunicação de empatia, antes de realizar solicitações.
Como, quando e onde compartilhar: documentos, informações, arquivos e contatos
Utilize sempre os meios oficiais! Tenha cuidado com os e-mails institucionais e ferramentas de comunicação com criptografia. Lembre-se que ao trabalhar remotamente é necessário fortalecer a segurança da informação.
Durante o diálogo digital, utilize sempre a empatia! É fundamental lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela nos auxiliando em relação às demandas institucionais. Então, sugere-se um comportamento acolhedor e gentil por meio das palavra, por exemplo: bom dia, por favor, obrigado(a), como você está?
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