Dicas com Ética
Como a Ética da Empatia Impacta Sua Saúde Mental
Nos posts anteriores, observamos como a prática da empatia pode fortalecer os laços pessoais e promover um ambiente organizacional mais ético e favorável. Além disso, a prática da empatia pode ajudar a aumentar nossa sensação de conforto emocional e, consequentemente, promover nossa saúde mental.
Principalmente porque, ao nos colocarmos no lugar do outro, somos capazes de compreendê-lo e aceitá-lo em sua essência. Consequentemente, tendemos a ser mais tolerantes e receptivos ao novo, ao diferente e às mudanças. Isso nos leva a ser menos individualistas e mais propensos à interação social. Como resultado, causamos menos danos aos outros por meio de ações egoístas, preconceituosas ou segregadoras.
Esse comportamento contribui para o nosso bem-estar emocional, uma vez que reduz os conflitos interpessoais, os “jogos de culpa” e as cobranças por erros e defeitos. Além disso, nos aproxima do cerne do comportamento ético desejável, que é o respeito por nós mesmos e pelos outros.
Portanto, a prática da empatia nos transforma em indivíduos mentalmente mais saudáveis e mais preparados para viver em sociedade de maneira ética.